quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cantiga de amigo

Na Cantiga de amigo, o eu-lírico (sujeito que canta o poema - foto) é sempre uma mulher, embora o autor fosse masculino, devido à sociedade feudal que não permitia às mulheres fazerem coisas audaciosas, como por exemplo, compor cantigas.




Nelas, a mulher cantava o seu amor por um amigo, quer dizer, por um namorado, ou melhor, algum carinha por quem ela estivesse apaixonada. Mas, como a época era extremamente conservadora, dizia-se amigo, e não namorado, e muito menos “carinha por quem ela estivesse apaixonada”.










Na cantiga de amigo, a mulher reclamava à sua mãe, a uma amiga, ou então a algum elemento da natureza, como a um vaso de flores, por exemplo, a partida ou a ausência do homem a quem ela amava.








Cantigas de amigo são cantigas de origem popular, que se utilizam de recursos que propiciam facilidade na memorização. Esses recursos são utilizados, ainda hoje, nas canções populares. Mais uma vez constatamos que as coisas não mudaram tanto assim. Quantas músicas atuais podemos dizer que se utilizam dos mesmos recursos e temática das cantigas de amigo lá da idade média. O hit "Beijinho doce" gravado por dezenas de cantores e mais lembrado pela interpretação das "Irmãs Galvão" (foto) é um exemplo disso. Veja um exemplo:





Cantiga de amigo composta por D. Dinis

Ai flores, ai flores do verde pino,

se sabedes novas do meu amigo!

ai Deus, e u é?


Ai flores, ai flores do verde ramo,

se sabedes novas do meu amado!

ai Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amigo,

aquel que mentiu do que pôs comigo!

ai Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amado,

aquel que mentiu do que mi há jurado!

ai Deus, e u é?


Cantiga de amigo composta por D. Dinis
(versão: Ivan Lovison)

Ai flores, ai flores do verde pino,

Sabereis vós noticias do meu amigo!

Ai Deus, onde estará ele?

Ai flores, ai flores do verde ramo,

Sabereis vós notícias do meu amado!

Ai Deus, onde estará ele?

Sabereis vós notícias do meu amigo,

Aquele que mentiu daquela vez em que esteve comigo!

Ai Deus, onde estará ele?

Sabereis vós notícias do meu amado,

Aquele que mentiu aquilo tudo que me havia jurado!

Ai Deus, onde estará ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário