quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cantiga de escárnio ou de maldizer

Antes de entender o que é uma cantiga de escárnio ou de maldizer, você precisa entender o que é escárnio ou sátira, que são quase a mesma coisa.

Entenda, através de algumas imagens, o que é uma sátira...



Na cantiga de escárnio o eu-lírico (sujeito que canta o poema) fazia uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos e ironias. Às vezes, a cantiga de escárnio se transformava em cantiga de maldizer, que era quase a mesma coisa. Só que na cantiga de maldizer a sátira era direta e sem duplos sentidos. Na bucha!E adivinhem? Esse tipo de música ainda está presente nos dias de hoje, nas letras de compositores como Raul Seixas (foto).








Cantiga de escárnio ou mal dizer
de João Garcia de Guilhardi


Ai dona fea! Foste-vos queixar

Que vos nunca louv'en meu trobar

Mais ora quero fazer un cantar

En que vos loarei toda via;

E vedes como vos quero loar:

Dona fea, velha e sandia!


Ai dona fea! Se Deus mi pardon!

E pois havedes tan gran coraçon

Que vos eu loe en esta razon,

Vos quero já loar toda via;

E vedes qual será a loaçon:

Dona fea, velha e sandia!


Dona fea, nunca vos eu loei

En meu trobar, pero muito trobei;

Mais ora já en bom cantar farei

En que vos loarei toda via;

E direi-vos como vos loarei:

Dona fea, velha e sandia!


Cantiga de escárnio ou mal dizer
(versão: Ivan Lovison)


Ai dona feia! Foste vos queixar

Que nunca vos louvei em meu cantar

Mas quero fazer agora um cantar

Em que vos louvarei por toda vida;

E verás como vos quero louvar:

Dona feia, velha e insandecida!


Ai dona feia! Que Deus me perdoe!

Pois tu tens um grande coração!

Para que eu louve com toda razão

Vos quero louvar por toda vida;

E verás qual será a canção

Dona feia, velha e insandecida!


Dona feia, nunca eu vos louvei

Em meu cantar, embora muito cantei;

Mas agora mesmo, um bom cantar farei

Em que vos louvarei por toda vida;

E vos direi como vos louvarei:

Dona feia, velha e insandecida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário